Swim, Bike and Run!

Paulo Araújo Costa

Amateur Triathlete Triathlon as a passion Swimming, Cycling and Running for a cause

Finalmente um duatlo (Duatlo de Famalicão)

  • by

3rd of March, 2013
III Famalicão MTB Duathlon

(For now, It's just in Portuguese)

E a época das provas de triatlo começou, desta vez com a minha participação no Duatlo BTT de Famalicão. E não podia ter começado melhor do que com uma ida ao pódio. Mas dizer as coisas desta maneira até pode ser enganador. Não, não fui eu que ganhei a prova, nem sequer fui o mais rápido da equipa da AASM, mas fui ao pódio, precisamente por pertencer à equipa. O triatlo AASM ficou em 3º lugar por equipas. Apesar de tudo é sempre bom começar a época no pódio.

Mas vamos por partes e comecemos por onde se deve começar, a contar o que aconteceu até chegar a este momento. Para começar, foi a minha estreia com a TRECK 3900, a minha velhinha bike de btt, já estava a acusar a idade e o seu comportamento nos trilhos já não era o melhor, como descrevi num post que escrevi no início do ano.


Às 8 da manha, lá estava eu no ponto de encontro para partirmos para Famalicão, a nossa comitiva era composta por 9 atletas a seguir desde S.Mamede (Eu, Nuno Barros, Daniel Reis, David Ferreira, Pedro Reis, Nuno Pinto, Elísio Miguel, Rui Pena e Paulo Neves) mais o Luís Ferreira que se encontrou depois connosco. Depois da confusão inicial da distribuição das bicicletas e das pessoas pelos carros, lá seguimos para Famalicão.

Desta vez chegamos cedinhos e fomos dos primeiros a colocar as bicicletas no parque de transição. Dando-nos algum tempo que aproveitamos para algum convívio, que levou a baixar um bocado os níveis de stress habituais, e permitiu fazer um aquecimento antes do início da prova. Aqui comecei a ver as coisas a andar para trás, ainda não tinha começado e as pernas já estavam a fazer-se sentir. A carga dos treinos que tenho feito, mais o pouco descanso que fiz no dia anterior estavam a fazer-se sentir. No dia anterior não abdiquei do treino de natação, que incluiu 3 séries de 100 metros em TL (tolerância láctea) como quem diz no máximo, nem de um treino de bike de 35km mais um passeio também de bike de 30km.


À partida estávamos mais de 700 atletas, a grande maioria oriundos do btt e que incluíam uns 100 atletas a fazer a prova em estafeta, o que queria dizer que estariam 100 corredores que seriam rendidos por atletas peritos em btt, não iria ser fácil e prometia muita confusão. À hora marcada a prova lá começou, e logo com uma subida, tentei começar forte, mas cedo comecei a sentir o acido lácteo a fazer-se sentir nas coxas, não ia ser fácil, normalmente isto só me acontece no segmento da bicicleta, mas não havia nada a fazer iria pagar a fatura do exagero do dia anterior a prova toda. Foram duas voltas a um circuito no parque urbano de Famalicão, tendo completado os 5 km, um bocado mais devagar do que poderia e sem a confusão que previ no inicio.


Depois de uma transição para a bicicleta bastante rápida, deparavamos-nos logo com uma subida íngreme, que deu para reforçar o que não me saía da cabeça, iriam ser 20 kms bem durinhos e sofridos, mas nada que não se conseguisse fazer. Gostei muito do percurso, bastante variado com algumas subidas em asfalto, estradões, single trecks, algumas partes mais fáceis, outras um bocadinho técnicas e com uma zona cheia de lama, bastante lama. Deu para encher a bicicleta e as pernas cheias de lama, acabei com bocados nos óculos e no capacete. lá encontrei o meu ritmo e lá consegui fazer as duas voltas ao circuito de 10 km.


A bicicleta portou-se lindamente, respondeu bem quando necessitei dela e a suspensão cumpriu o seu objectivo, que saudades que vou ter das coças que levava na velhinha bike.


Depois da bicicleta, regressei ao meu terreno mais natural, a corrida, e estava na altura de me vingar dos muitos bttistas que me foram ultrapassando no segmento anterior. Lá fui eu, um a um ultrapassando atletas, com pena de apenas dispor apenas de 2 kms e meio para o fazer., mesmo acusando o cansaço acumulado.


Quando acabei, não sabia quanto tempo tinha gasto, nem sequer os parciais dos 3 segmentos, pois com o stress das transições a ultima coisa que me lembrei de foi fazer a gravação dos tempos. Na bicicleta, já levava quase 800m quando me lembrei, e na ultima corrida foi com 300 metros corridos. Tive de esperar pelos resultados oficiais, acabei por fazer a prova com o tempo de 1:25:01. Bem bom, para quem começou já com as pernas cansadas. Em geral todos os elementos da equipa se portaram bem e excederam as expectativas, de salientar o grande tempo que o Nuno Barros fez, tendo em conta que veio de uma lesão grave, acabando em 28º da Geral.


Quando já estávamos com as bikes nos carros e prontos para regressar, ouvimos nos altifalantes que afinal a equipa de triatlo da AASM tinha ficado em 3º lugar por equipas e é aqui que entra a minha ida ao pódio, não foi por meu mérito directo, pois apenas contam os 3 melhores resultados da equipa e esse lugares foram para o Luís Ferreira, Nuno Barros e Pedro Reis. Mas é sempre bom começar assim.


E o que tirei desta prova? em primeiro lugar, que não posso fazer mais provas sem descanso, pelo menos no dia anterior; em segundo lugar que o meu btt ainda pode melhorar muito, tenho de ir mais vezes a Valongo; e em terceiro lugar, que ainda tenho muita bicicleta para treinar, se quero acabar o segmento de bicicleta dos triatlos mais longos confortável o suficiente para iniciar bem a corrida.


Agora esperam-me 15 dias para a próxima prova, que serão os43 km do trail do Paleozóico, para este tenho mesmo de descansar.

Duatlo BTT Famalicão - Sprint
Posição final: 112º entre 450
Tempo 1 hora, 25 minutos e 01 segundos


Amateur Trithlete - Um gajo com a mania de que um único desporto é muito fácil, e que para ser mesmo desafiante tem de praticar os 3.

Paulo Araújo Costa
Porto, Portugal

Envia-me uma Mensagem

Nome

Email *

Mensagem *