Swim, Bike and Run!

Paulo Araújo Costa

Amateur Triathlete Triathlon as a passion Swimming, Cycling and Running for a cause

Trail de Conímbriga and Terras de Sicó

  • by










24th of February, 2013
VI Conimbriga and Terras de Sicó Trail - Condeixa-a-Nova

(For now, It's just in Portuguese)

E finalmente chegou a minha terceira prova do ano, num dia cheio de sol, mas muito frio. Desta vez éramos 4 os atletas da equipa de triatlo da AASM que nos apresentamos às 7 e meia da manha prontos para partir para Condeixa-a-Nova.

Depois de mais um sábado bem forte, em termos de treinos, com 2800 metros de natação e um passeio de 30 km para experimentar a bike que levarei ao primeiro duatlo, marcado para a semana seguinte.

Chegamos a Condeixa a tempo de irmos buscar os dorsais, tirar a roupa toda que trazíamos vestida, como referi antes, estava mesmo muito frio, e o nosso lugar na partida nem chegou a aquecer. Lá partimos nós para os 22 km que tinha-mos pela frente.


Mesmo antes de começar, cometi um erro de principiante, nestas lides do trail, como estava frio e a velocidade que se tem numa prova de trail é inferior à velocidade das provas de estrada, achei que seria boa ideia levar a t-shirt da equipa por cima de uma sweat, mas escolhi uma bem quentinha, que uso para treinar nos dias de maior frio. Erro grave, nem 5 minutos depois de termos começado já estava a transpirar por todos os lados. Resultado, ainda nao tinha passado o primeiro km já estava de t-shirt caveada e um peso morto nas costas a juntar ao litro de agua que trazia na mochila.

A Carla Mendes saiu disparada e desapareceu à minha frente, e à dos meus companheiros de prova, pelo menos até meio, o Rui Pena e o Paulo Neves. A prova começou com uma passagem pelas ruínas de Conímbriga, as quais logo abandonamos por um percurso, que começou  bastante rolante, com estradões largos e com bom piso, mas que depressa se transformaram em subidas íngremes por trilos de pedras afiadas e irregulares, bastante técnicos e a exigir muita concentração. E as descidas que se seguiram tinham a mesma característica.


O primeiro posto de abastecimento apareceu logo depois dos 5 km, o que era um bom sinal, que provavelmente de 5 em 5 km teria o que comer. Parei no primeiro posto, juntamente com o Paulo Neves e qual o meu espanto, quando vejo que o Rui Pena nem olhou para ele, quanto mais parar. foi meter um bocado de banana e queijo na boca e seguir em seu encalço. A ideia era tentar fazer a prova na companhia dos dois.


A meio da prova, numa das subidas íngremes e técnicas, apanhamos a Carla, que estava a lutar pelos lugares cimeiros. Vi que estava a ter dificuldades, nesta parte da prova e resolvi acompanha-la um bocado para a ajudar nos seus objectivos, quando olhei para trás, já tinha perdido o Pena e o Neves. Agora o melhor que podia fazer era tentar acompanhar a Carla, apesar de saber que o mais provável seria a certa altura vê-la afastar-se à minha frente. Acabou por se afastar, mas mal o terreno piorava voltava à minha companhia. E assim fomos até final, tendo cortado a meta uns 5 metros atrás da Carla, o que para mim foi uma grande vitória. O tempo final de 2 horas e 19 minutos, acabou por me surpreender.


Desta vez, não tive problemas de maior, apenas senti uma pequena dor no pé que torci em Novembro no trail Amigos da Montanha, e fiquei um bocado arranhado de silvas, pois nem levava meias de compressão até ao joelho, nem tinha os braços resguardados.


E que lições pude eu tirar para os 43 km, que quero fazer a 17 de Fevereiro? Se estiver frio, não vou levar a mochila de hidratação, acabei por não beber sequer metade da água, levar apenas uma t-shirt, levar meias de compressão, aproveitar melhor as paragens nos abastecimentos e acima de tudo ir com um ritmo menor, pois é o dobro do que fiz em Condeixa.


IV Trail de Conimbriga Terras de Sicó . 23 km
Dorsal: 3115 - Posição final: 114º entre 572
Tempo 2 horas, 19 minutos e 54 segundos


Amateur Trithlete - Um gajo com a mania de que um único desporto é muito fácil, e que para ser mesmo desafiante tem de praticar os 3.

Paulo Araújo Costa
Porto, Portugal

Envia-me uma Mensagem

Nome

Email *

Mensagem *